sábado, 8 de setembro de 2012


Brasileiros pelo mundo ainda enfrentam crescimento de políticas conservadoras, xenófobas e racistas.


É um desafio calcular o número exato de brasileiros vivendo no exterior, estima-se a existência de mais de 4 milhões. Um dos objetivos do quarto Encontro de Petistas no Exterior (IV EPTEX) foi elaborar estratégias políticas que possam garantir os direitos dos brasileiros e brasileiras que trabalham, estudam e vivem fora do país. O IV EPTEX ocorreu, em Londres, no Reino Unido, no mês de maio de 2011.
“O Encontro aconteceu quase no coração da crise. A Europa é um dos polos dessa crise, por isso, fazer neste momento um encontro dos petistas que trabalham, estudam e vivem no exterior é muito importante”, diz Manoel Andrade, do Núcleo do PT em Lisboa.
O Encontro em Londres contou, além dos militantes dos Núcleos do PT no exterior, com a participação da secretária de relações internacionais do PT e diretora da Fundação Perseu Abramo, Iole Iliada Lopes e do secretário sindical nacional do PT e secretário de relações internacionais da CUT, João Felício.
Publicado recentemente, o documento final, gerado pelo IV EPTEX, propõe ampliar e fortalecer os canais de comunicação entre o poder público e os brasileiros e brasileiras no exterior, através de suas organizações e do governo brasileiro em cada jurisdição consular, para garantir uma efetiva democracia. O documento publicado afirma: “O exercício da democracia participativa é um aspecto fundamental na luta dos brasileiros e brasileiras migrantes em todo o mundo”.
Segundo o documento, a situação dos brasileiros e brasileiras no exterior é crítica, principalmente devido ao desemprego gerado pela crise econômica instalada no mundo. O documento publicado pelo IV EPTEX aponta emergencialmente para o problema do crescimento de políticas conservadoras, xenófobas, racistas que criminalizam a imigração. No documento os petistas reunidos em Londres afirmam repudiar estas ações e pedem o posicionamento do governo e do PT contra o racismo e a xenofobia que afeta os brasileiros e brasileiras no exterior.
Entre as ações que o IV Encontro de Petistas no Exterior defendeu, está a realização de conferências dos brasileiros e brasileiras no exterior, que se iniciam nas jurisdições consulares e culminem numa Conferência a ser realizada em Brasília, garantindo uma representação legítima; a criação de uma Secretaria Especial de apoio aos brasileiros no exterior; a reformulação do sistema eletivo para o Conselho de Representantes dos Brasileiros no Exterior (CRBE); entre outras.
“Duas questões foram importantes no Encontro. Por um lado avaliar, identificar e verificar a gravidade da crise e por outro pensar a organização do partido no exterior, apontar uma agenda para o próximo encontro e reforçar os laços dos Núcleos do PT no exterior com o Brasil e com o Partido”, reafirma o petista Manoel Andrade.
Os Núcleos do PT no exterior propõem a realização do EPTEX de 2 em 2 anos a partir de 2012 e sugerem que o próximo EPTEX ocorra em Cuba.
As resoluções do IV EPTEX foram lançadas no 4º Congresso do PT, realizado no final da semana passada, em Brasília, e encaminhadas para os Núcleos do Partido no Exterior pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI).
(Gustavo Serrate - Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário